julho 14, 2016

Voltamos aos anos 80?


Hoje eu li em uma reportagem sobre a Legião Urbana, uma fala de Bonfá que me fez pensar muito:

“Está rolando um lance curioso, pois o cenário atual do Brasil está muito parecido com o dos anos oitenta, socialmente e politicamente falando, com muita coisa para mudar e muita luta ainda pela frente, então as músicas da Legião Urbana estão caindo como uma luva para o público. O Brasil está precisando de uma grande atitude de rock and roll e é por isso que estamos fazendo tanto sucesso no momento” (Marcelo Bonfá)

Eu sou uma pessoa extremamente nostálgica, daquelas que conhece a música pela época que ela fez sucesso, a moda e, ultimamente ,o momento politico. Os anos 80 foram bem difíceis, vivíamos o declínio da ditadura militar, o avanço dos movimentos por democracia e diretas já. A economia ia de mal a pior, mas a repressão era o que mais incomodava. Ouço várias histórias sobre a época e o que mais enfatizam era a censura e a repressão militar.

Hoje os tempos são outros. Vivemos uma crise econômica, advinda de uma crise politica, mas que está longe de se parecer com os anos 80. Por mais que as redes sociais tentem informar sobre uma ditadura de esquerda, não vejo ela semelhante a militar. E sim, estamos em crise. Econômica, social, política, cultural. Os valores estão deturpados, as leis burladas e vivemos um "Salve-se quem puder".

Mas entendo isso como um ciclo. Normal e necessário. Todas as sociedades históricas viveram esse movimento para se renovarem, perpetuarem, fortalecerem. É um momento de reflexão, opinião, discussão, esclarecimento. De buscar conhecer, entender, saber o que e por que está acontecendo. Não dá mais pra dizer: "Não falo sobre política!".

Mas precisamos ser conscientes. Não só cidadãos conscientes, mas ser-humanos conscientes.

Ah, o show dessa turnê da Legião Urbana foi um dos melhores que eu fui na vida!


Nenhum comentário: