janeiro 22, 2009

Mudanças ortográficas




Não sei de vocês, mss eu ando num medo de escrever...
Essas tais mudanças ortográficas me deixaram mega insegura. Sai acento, entra acento, sai hifen, entra hifen... Uma loucura! Ainda bemque o Natanzinho ainda não aprendeu a escrever...

Poa, eu sempre me dediquei a saber escrever bem, corretamente, até porque eu almejava uma carreira jornalística. tudo bem... carreira de pedagoga exige o mesmo cuidado. por isso que eu to tão insegura.

E o que mais me irrita é que essas mudanças ocorrem por meros acordos econômicos. Sim, pq acontecendo essa unificação da escrita, o Brasil poderá vender mais livros, principalmente didáticos para os outros países de língua portuguesa.

Pensa bem: O Brasil é o único país colonizado por portugueses que não fala o português nativo de Portugal. Isso se deve pela ingluência dos espanhóis que também colonizaram o país, fora os outros imigrantes que aqui habitaram e trouxeram sua contribuição para o idioma "brazilis".
Com isso, os outros países que falam o português nativo são consumidores literários de Portugal, por atenderem ao seu idioma.

O Brasil é o maior país falante da língua portuguesa e diga-se de passagem, o que possui maior economia, então propos algumas mudanças ortográficas afim de igualar o idioma e torná-lo influente na organizações mundiais.
Mas a grande jogada do Brasil foi fazer o seu idioma ter maior influencia sobre os outros. Ou seja, até Portugal, onde o idioma se originou, terá que abrasileirar o seu portugues para corresponder a reforma ortográfica.

Nós estamos sofrendo, imagina eles!

Bom, mas temos até 2012 para nos acostuamrmos. Enquanto isso, vou correr comprar uma gramática revisada pra mim.

E continuamos a ser bonequinhos nas mãos dos grandes marqueteiros economicos!

Nenhum comentário: